Não é surpresa pra ninguém que as redes sociais exercem hoje um papel importantíssimo na vida das pessoas. Uma pesquisa feita em 2015 pela consultoria comScore, chamada Futuro Digital Global em Foco 2015, apontou que os brasileiros gastam nada mais nada menos que 650 horas/mês em plataformas desse gênero. Através desse dado, podemos concluir que é indiscutível a influência dos canais virtuais de comunicação social, e uma estratégia bem estruturada pode fazer a diferença no momento em que a sua marca entra em contato com um potencial cliente.
Em primeiro instante, deve-se questionar: Em qual rede o meu cliente está? Será que vale a pena manter diversos canais e não atingir quem eu realmente quero? Para responder esses pensamentos, deve ser levado em consideração, sobretudo, o público-alvo. Afinal, é para ele que se quer vender, não é mesmo? Montar personas e pesquisar seus gostos e preferências é fundamental. As personas nada mais são do que representações fictícias do seu cliente real, ou seja, uma personificação do seu público-alvo baseada em pesquisas reais sobre as características e comportamentos de quem é mais atingido pelas suas estratégias, assim, fica muito mais fácil saber onde você quer chegar.
Segundo o executivo Luis Olivalves, o diretor de parcerias do para mídia na América Latina do Facebook, a rede social tem mais de 102 milhões de usuários brasileiros ativos mensalmente, por isso se ressalta a importância da presença da sua marca nessa plataforma de maneira assertiva. O feedback para os clientes é valioso, é uma maneira de estreitar a relação com o seu público e proporciona maior possibilidade de criação de afeto e fidelidade com a sua empresa.
Fanpage x Perfil pessoal
A página e o perfil possuem objetivos diferentes dentro dessa rede gigante chamada Facebook. Muitas empresas ainda possuem – equivocadamente – um perfil pessoal para o negócio, mas essa ação, segundo as diretrizes do facebook, é proibida, e seu perfil poderá ser excluído a qualquer momento.
Os perfis são para pessoas físicas. Servem para pessoas entrarem em contato, por meio de todas as ferramentas que a rede social oferece, com outras pessoas ou empresas e possui um número limitado de amigos.
Já a página foi feita especialmente pensando em organizações e empresas, elas possuem maiores recursos de personalização e ferramentas de métricas, os chamados “Insights”. Com ela, é possível visualizar a evolução de sua página e alguns dados estratégicos. A proposta da Fanpage não é compartilhar informações do cotidiano com amigos ou conhecidos, e sim apresentar conteúdo ao público de maneira mais comprometida e organizada. As ações publicitárias também só são possíveis em fanpages, onde é permitido que o administrador pague para aumentar o alcance das publicações, e fazer campanhas de maior impacto.
O Instagram possui mais de 400 milhões de usuários, e o Brasil representa quase 8% desse número, portanto, estar nessa rede é uma ótima oportunidade de investimento. Trata-se de uma ferramenta que prioriza o uso de imagens e podem ser divulgados ideias e o dia-a-dia da empresa. A sua ênfase está em um marketing mais descontraído, e a sua linguagem coloquial os aproxima do público, facilitando a interação entre marca-cliente.
Essa mídia funciona basicamente como uma vitrine, portanto, a qualidade das imagens também é um aspecto crucial para uma estratégia bem-sucedida. Afinal, as imagens são o conteúdo relevante que será apresentado ao seu público nesta plataforma.
Hashtags
As hashtags são um ótimo meio de promover o seu negócio e atingir quem você realmente quer. O interessante seria procurar quais hashtags que o seu público-alvo está utilizando, e as use nos seus posts, o alcance é imenso e impulsiona um retorno muito grande.
Esta rede social, segundo a pesquisa Digital in 2016, possui um total de 319 milhões de usuários ativos. Não é pouco, hein? E com uma boa estratégia, essa rede pode trazer resultados de engajamento indispensáveis para o seu negócio, principalmente quando seu público-alvo se trata de jovens.
O Twitter é uma plataforma que funciona como uma espécie de microblog: com apenas 140 caracteres, as pessoas postam atualizações em seus perfis para os seus seguidores e conseguem ver as atualizações dos outros. A interação é outro ponto chave da ferramenta: é possível essa comunicação entre contas, empresas que botam em prática essa interação fazem muito mais sucesso na web.
” Como ferramenta de comunicação, o Twitter afirma-se como uma das mais inovadoras e bem sucedidas dos últimos tempos. Trata-se de uma parada obrigatória para quem quer colocar os pés na era da comunicação.”
Conclui-se que, as mídias sociais estão prontas para ajudar a alavancar o seu negócio, desde que usada na maneira correta. A TW Sistemas preza pelo sucesso de seus clientes, e cada vez mais vamos alcançar maneiras de contribuir para esse sucesso!