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Taxa de Conversão: O que é isso?

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Você provavelmente já deve ter ouvido o termo “taxa de conversão”, mas nunca soube direito do que se tratava. Essa é uma expressão comum e muito importante no mundo dos lojistas, devido ao fato de que se refere a métrica cujo objetivo é avaliar o desempenho da sua loja em relação à vendas, em porcentagem. Nós da TW preparamos um conteúdo bem bacana pra você saber tudo sobre essa ferramenta essencial para ajudar o seu negócio!  

O que é a Taxa de Conversão, afinal?

Basicamente, a TC é o número que indica qual porcentagem das pessoas que visitam a sua loja, se transformam em clientes. Para obter esse percentual, basta conseguir o número de visitantes totais e dividi-lo pelo número de vendas, assim, consegue-se estimar quantas visitas são necessárias para que uma compra seja efetivada.

O crescimento da taxa de conversão implica em crescimento de vendas, e por consequência, maior lucro, sem que seja necessário aumentar o fluxo de visitantes. Dado isso, conseguimos perceber a importância deste número para o nosso negócio. A eficiência operacional do seu estabelecimento também pode ser estimada por esse número. Se há um fluxo considerável de visitantes na sua loja, entretanto o número de vendas realizadas é reduzido, conclui-se que há um problema no seu marketing ou no setor de vendas.

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Existe uma taxa ideal de conversão?

A taxa de conversão ideal varia conforme a meta estabelecida pela empresa, além também de estar intimamente ligada ao preço dos produtos oferecidos pela loja. Estima-se que para as lojas que comercializam produtos com valores mais altos, a taxa ideal fique entre 1% e 2%, já os negócios que vendem itens mais em conta, esta taxa costuma ficar entre 2 e 3%.

Os três passos para alavancar sua taxa

Medir

Se essa taxa é tão útil, qual o motivo de poucas lojas a utilizarem? Porque a maioria das pessoas não contabilizam quantos visitantes suas lojas recebem, tornando esse cálculo impossível.

A primeira etapa é definir um método ou algum sistema para medir quantas pessoas passam pelo seu estabelecimento. Isso irá depender do tipo, tamanho e perfil de público da sua loja. Por mais que não seja um número exato, levantar um número aproximado já é um bom começo para começar a calcular sua taxa.

Melhorar

Já analisado uma rotina e com uma maior noção sobre números de visitantes, o momento certo para ajudar a melhorar sua taxa de conversão é agora. Alguns fatores que influenciam são o layout, a disposição dos itens e a maneira em que eles são colocados exerce grande influência em como o consumidor os percebe; o atendimento, seja para tirar alguma dúvida ou responder sobre o preço, a maneira que o atendente se porta é muito importante, a reação do cliente à abordagem da sua equipe representa bastante na decisão final de compra; a música, você sabia que até aquela musiquinha ambiente que você deixa tocando pode interferir na decisão de compra? É importante que a música e o ambiente sejam consonantes, e que o volume torne o lugar ainda mais agradável; e touchscreens, não é mais novidade que a inovação realmente chama a atenção: a tecnologia pode proporcionar o seu grande diferencial competitivo, as telas touchscreen além de encantar o consumidor com uma experiência memorável, podem ajudar a economizar tempo da sua equipe e a executar diversas estratégias para aumento de vendas.

Otimizar

Agora que você sabe variadas alternativas para a otimização da sua taxa de conversão, é hora de voltar para o primeiro passo. Sim, isso mesmo! A cada mudança que houver na sua loja, é importante que a medição da taxa continue acontecendo, para então aferir qual foi a sua mudança. Se houve baixa, não tem problema, basta retornar ao estado anterior e ver se os números retornam. Sua taxa melhorou? Ótimo! É momento de estudar outras mudanças para que os números continuem subindo.

O processo é contínuo e árduo, mas, a cada modificação, é um novo aprendizado e que acarreta novas melhorias e otimização de algum aspecto da sua loja.

Quer transformar o seu negócio mas não sabe como? Entre contato com um de nossos especialistas, a TW Sistemas está preparada para ajudar você! 

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