Independente do segmento de mercado, os estoques correspondem a grande parte do capital de uma empresa. Quanto melhor for o controle do estoque, melhor estará sendo a gestão do capital investido nele.
Você lojista sabe exatamente quais produtos existem no estoque da sua loja? Quantos produtos de cada tipo estão armazenados? E qual é o valor total (e real) do seu estoque?
Estas informações são imprescindíveis para o gerenciamento e realização de novas aquisições, ou mesmo para identificar o valor investido em produtos, controlando de forma eficaz as compras e as vendas de sua loja. Para conseguir isto sua empresa precisa realizar um inventário.
Mas, o que é o inventário?
O inventário de estoque é o processo de identificação, classificação e contagem dos produtos que estão em estoque.
Agregando este processo ao sistema, o lojista irá otimizar seu controle de estoque, identificando os produtos que estão em falta, produtos sem giro, ou seja, que não estão sendo vendidos, possíveis avarias, e, determinar a importância de determinado produto no estoque, isto é, produtos de alto giro ou que impulsionam a venda de outros produtos.
Realizar esta tarefa pode parecer desafiador ao lojista, principalmente levando em consideração a rotina de trabalho do comércio. Listamos abaixo cinco dicas que irão elucidar como fazer o inventário de estoque da sua loja:
1. Emita uma lista de todos os grupos de produtos no estoque
O primeiro passo é identificar a classificação dos produtos em seu estoque. Assim, você poderá reformular sua classificação, fazendo a distribuição mais adequada do produto, identificando o Departamento, Categoria e Grupo, ou ainda, inserindo classificações de Subgrupos. É preciso lembrar: quanto melhor for a classificação e identificação dos produtos, melhores serão os parâmetros de análise do estoque.
2. Confira se todos os produtos estão codificados
Antes de iniciar a contagem, é importante se certificar que todos os produtos estejam com o seu código de barras, ou mesmo com etiqueta simples de identificação antes de iniciar o inventário. Este processo agiliza a contagem das peças, e evita que o inventário seja interrompido para procurar a identificação do produto.
3. Classifique os produtos por grade, marca e coleção
Especifique as principais características dos seus produtos, principalmente no que diz respeito ao tamanho, a Marca e a que Coleção pertence. Estes indicadores são fundamentais para a análise de compra, uma vez que através do sistema o lojista poderá identificar quais os tamanhos mais vendidos, a marca que se destaca no ranking, ou ainda, identificar quais itens de uma coleção específica não sofreu giro.
4. Faça a contagem dos produtos
O próximo passo é contar cada tipo de produto existente no estoque. A sugestão é que este processo seja realizado em uma data e horário que a loja não esteja aberta para atendimento, de forma que não prejudique o funcionamento do negócio, ou haja interrupções na contagem.
Com a ajuda do sistema para gestão da loja, este processo pode ser executado em algumas horas, permitindo que os registros sejam atualizados automaticamente.
5. Atualize o controle de estoque
Por fim, finalizado o balanço de estoque, importe os dados do inventário, isto fará com que todo o sistema de estoque seja atualizado. Aproveite para identificar diferenças na contagem de produtos, que podem mostrar perdas e roubos no estoque, como também produtos que foram comprados, devolvidos ou vendidos e não foram registrados.
Você pode também contar com o auxilio de uma equipe treinada para realização do inventário, reduzindo assim a probabilidade de erros de contagem, ou operacionalização errada no sistema. A realização do inventário deve fazer parte das boas práticas do lojista, sendo recomendado que ocorram inventários a cada fim de coleção.
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